A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente 40 dias após o Carnaval. A Páscoa é considerada uma das mais importantes festas cristãs, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
O domingo de Páscoa ou Domingo da Ressurreição é um feriado instituído para lembrar aos cristãos que nesse dia Jesus ressuscitou após três dias da crucificação. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum e orações. A Páscoa é uma festa móvel, o que significa que sua data não é fixa em relação ao calendário civil.
O Novo Testamento ensina que a ressurreição de Jesus, celebrada pela Páscoa, é o fundamento da fé cristã. A Páscoa marca o fim da chamada Semana Santa, composta pelo Domingo de Ramos (que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, onde a estrada era enfeitada com folhas da palmeira), a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que marca a morte de Cristo na cruz), e o Sábado de Aleluia (a vigília dos fiéis a espera pela ressurreição do Messias).
A Páscoa para os judeus – Pessach (“passar além”, na tradução do hebraico) é comemorada pela conquista da liberdade pelos hebreus, que viviam como escravos no Egito, simbolizando o retorno à vida digna.
Atualmente, a Páscoa é rodeada por diversos símbolos que caracterizam esta celebração e que são reconhecidos no mundo todo, tais como:
- Coelho da Páscoa;
- Ovos de Páscoa feitos de chocolate;
- Cruz da ressurreição;
- Cordeiro;
- Pão e o vinho;
- Círio pascal.
Na escola é muito importante trabalhar o tema Páscoa, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. A Educação deve acontecer em todos os aspectos, temas como a Páscoa devem ser abordados em sala de aula.