Caderno de atividades de matemática adição e subtração 1º e 2º ano

Sabemos que por volta dos 6 anos de idade, os alunos apresentam diferentes níveis de conhecimento, dependendo das experiências com que foram submetidos anteriormente. Assim, podem ser observados diferentes procedimentos nas situações iniciais de cálculos.

Ao iniciar o conteúdo de ADIÇÃO, é importante que as crianças compreendam a ideia da adição. E qual é essa ideia ou conceito? Bem, a adição é uma das principais operações matemáticas, ela está associada à ideia de juntar, acrescentar ou agrupar elementos de conjuntos. Toda vez que unimos novos elementos ou valores, estamos adicionando, acrescentando. Em Matemática utiliza-se a símbolo + (mais) para representar uma adição.

Vejamos, por exemplo, diante de uma situação apresentada aos alunos: “Quantos lápis André vai conseguir se juntar 6 lápis aos 5 que já possui?”, diferentes alunos poderão usar diferentes estratégias, como: a simples contagem – o aluno junta todos os lápis, formando uma nova coleção e começa a contá-los a partir do 1, até chegar ao total de lápis. Ou, poderá usar a sobrecontagem – o aluno considera que “já tem 5 lápis” em sua coleção, então, continua a contagem acrescentando “mais 1” ao último lápis já contado (cinco mais um é seis; com mais um é sete; com mais um, oito;…) até chegar ao total. Poderá, ainda, utilizar o conhecimento de alguns fatos fundamentais da adição já construídos anteriormente – ele já sabe que “o resultado de juntar 5 com 5 é 10”, então, com “mais 1”, dá 11.

Já a SUBTRAÇÃO, que também é uma entre as quatro operações básicas da matemática, sendo aprendida após a adição, é uma operação que indica quanto é um valor numérico (minuendo) se dele for removido outro valor numérico (subtraendo). Chamamos de minuendo, o primeiro número da subtração e, de subtraendo, o segundo número da subtração. O resultado da subtração é chamado de diferença ou resto. Considerada a operação inversa da adição, a subtração entre dois números é representada pelo símbolo – (menos) entre os números, por exemplo 8 – 5 (lê-se: oito menos cinco).

Utilizamos a subtração em várias situações que envolvem números. No cotidiano, por exemplo, utilizamos essa operação para calcular a diferença entre idades, valores, quantidades, entre outros.

Calcular a subtração entre dois números é diminuir uma certa quantia de outra já existente. Por exemplo, se havia 9 laranjas na fruteira e 3 foram consumidas, a quantidade de laranjas que restam é a diferença entre 9 e 3. Utilizamos o símbolo – (lê-se: menos) entre os números para representar a subtração, por exemplo, 9 – 3 (lê-se: nove menos três).

Caderno de Atividades: Matemática para o 1º e 2º ano – Adição e Subtração