No dia 15 de março comemoramos o Dia da Escola, em homenagem às instituições de ensino, que têm um papel essencial na vida e no desenvolvimento das pessoas. Mais do que um local de formação acadêmica, as escolas contribuem para a formação pessoal e profissional dos alunos. Essa data surgiu para ressaltar a importância dessa instituição para todos — estudantes, professores e sociedade em geral.
A Educação no Brasil é obrigatória, e o principal ambiente onde ela acontece é na escola. De acordo com o Ministério da Educação, crianças a partir dos 4 anos de idade até os 17 anos devem frequentar as instituições de ensino e completar a Educação Básica.
A educação é um direito fundamental básico previsto na nossa Constituição (CF 88). Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina que a educação envolve processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais, nas organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
No Dia da Escola pode-se desenvolver diversas atividades para homenagear as instituições de ensino e os profissionais que trabalham nessas instituições. Promover palestras e debates, exposições de trabalhos, gincanas, atividades lúdicas e culturais são alguns exemplos do que pode ser feito nesse dia.