A adição é o ato de juntar elementos, uma das quatro operações básicas da matemática. A adição está ligada a ideia de acrescentar. Toda vez que unimos novos elementos ou valores, estamos adicionando.
Na sua forma mais simples, a adição combina dois números em um único número, denominado soma, total ou resultado. Em Matemática utiliza-se a símbolo + (mais) para representar uma adição.
Calcular a adição entre dois números é acrescentar uma certa quantia a outra já existente. Por exemplo, se tenho 9 bananas e compro mais 6 bananas, a adição é a operação que vai calcular a quantidade total de bananas, acrescentando 6 bananas às 9 que já tenho (9+6=15; lê-se: nove mais seis igual a quinze).
Os números envolvidos na soma são chamados de parcelas, e o resultado da operação é a soma ou total. Por exemplo, na operação , o “nove” e o “seis” são as parcelas e o “quinze” é a soma ou total.
Na adição, o zero é considerado neutro, ou seja, não tem efeito na soma. Portanto, o resultado de um número somado com zero é o próprio número. Vejamos exemplo: Se tenho 8 bombons e não compro mais nenhum, eu continuo com os mesmos 8 bombons (8+0=8; lê-se: oito mais zero é igual a oito).