Fábulas

O que são fábulas?

É um tipo de texto curto, cujos personagens quase sempre são animais, e que ensina como agir  de acordo com o bom senso e como sair bem nas situações difíceis da vida. 

As fábulas apresentam algumas características comuns: alguns animais apresentam comportamentos semelhantes aos seres humanos; pensam, falam e agem como pessoas. No final da fábula aparece uma frase destacada chamada de MORAL DA HISTÓRIA. O titulo aparece destacado com nomes de animais. Ex.: a raposa e a uva…

A fábula é uma das maneiras mais antigas de se contar uma história. O autor grego Esopo usava muitos bichos como personagens em suas fábulas, como tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras. Através de suas histórias ele criticava os valores da sociedade de sua época, para mostrar o que é certo e o que é errado.

Esopo é considerado o autor das primeiras fábulas. Não se sabe ao certo se ele existiu, mas se diz que era um escravo grego e que escreveu suas histórias há mais de 2500 anos.

Outro autor de fábulas é Jean de La Fontaine, foi um autor francês que, há muito tempo, reescreveu as fábulas de Esopo. Seu primeiro livro, publicado em 1668, chamou-se Fábulas escolhidas.

Qual é a importância de se trabalhar Fábulas no contexto escolar?

A importância do uso da fábula como recurso didático no processo ensino e aprendizagem. Despertar o interesse da criança para o aprendizado; Lidar com a diversidade em sala de aula; é desafio diário enfrentado pelos professores. Conhecer o valor pedagógico e didático das fábulas e sua utilização na formação de valores nas crianças de séries iniciais do ensino fundamental e da educação infantil, é uma alternativa no auxílio da prática pedagógica. A Educação escolar exige a formação de valores nas crianças e a utilização de Fábulas enfatiza a valorização da transmissão, construção e reconstrução de conhecimentos, formação de atitudes e valores, através do processo ensino e aprendizagem de uma maneira significativa e prazerosa.