As férias escolares chegaram ao fim e é a hora de retornar às aulas. Esse é um momento que requer bastante preparação pedagógica. A chave de ouro é fazer com que seus alunos se sintam bem-vindos. E, para isso, é preciso estabelecer um bom relacionamento durante as primeiras semanas de aula. Então, para tornar a volta às aulas um momento mais especial, que tal pensar em receber seus alunos com dinâmicas? As dinâmicas são brincadeiras divertidas que ajudam a criar um ambiente confortável e prazeroso no retorno as aulas.
É tarefa do professor construir com os alunos um ambiente socioafetivo e moral livre de tensões, onde as crianças se percebam valorizadas e motivadas a participar das aulas, gostar da escola e sentirem-se felizes.
- Mensagem de boas vindas
No primeiro dia de aula, peça aos seus alunos que escrevam mensagens alegres, de boas vindas, entre outras. Após feito, coloque em balões – marcando o nome do aluno que escreveu. No último dia da primeira semana de aula, distribua os balões, de forma que cada criança pegue o de um coleguinha da turma.
Cada criança deve estourar um balão e ler em voz alta a mensagem escrita. A intenção é propagar uma boa comunicação com a turma. É legal que essa seja uma atividade em que todos participem, inclusive você, professor!
- Fazendo um auto-retrato
Aqui a ideia é deixar o aluno explorar sua criatividade. Pode ser feito com palavras, imagens, colagem ou desenhado manualmente. A intenção é que eles se descrevem de uma forma bem divertida. E será bem interessante e eficaz se o professor fizer um também.
Oriente a fazer algo de forma lúdica, para que a criança abuse da imaginação. Por exemplo, peça para que eles se retratem como se fossem um personagem, como um super-herói/super-heroína, de acordo com suas características, medos e habilidades.
Como iniciativa, o(a) professor(a) pode fazer um seu, desenhando um personagem que ama ler, adora comer chocolate, tem medo de altura e pratica esportes, por exemplo. A ideia da dinâmica é se apresentar de modo bem descontraído, mostrando que todos possuem características próprias.
- Trabalhando em grupo
Divida sua turma em cores, especificando uma para cada estudante. Faça uma roda ou escolha uma mesa principal para colocar um desenho em branco. Cada parte do desenho deve ser colorido com uma determinada cor, que é especificada com cartões a parte.
Assim, de forma sortida, cada aluno deve escolher um cartão e ler em voz alta a cor necessária para pintar tal parte do desenho. Ao falar a cor, a criança que tiver a tinta/lápis/caneta da mesma tonalidade deve dar um passo a frente e pintar o desenho. A atividade segue assim até toda a imagem ser colorida completamente.
Essa dinâmica serve para mostrar como trabalhar em grupo e que cada um tem sua parte essencial no exercício. Todos são necessários para completar a atividade. Inclusive se, por exemplo, um dos cartões pedir uma cor que só é possível ter a partir da mistura de duas delas, reforça a importância do trabalho em equipe.
- Montando uma cápsula do tempo
Com uma caixa de biscoito ou uma lata vazia, explique os alunos como criar uma cápsulas do tempo em miniatura. Primeiro deixe que eles usem a criatividade ao pintá-la, colar adesivos e etc. Depois, peça a cada criança que inclua itens feitos durante o ano, como um exercício, o auto-retrato e um texto.
Cada cápsula deve ser mantida na sala de aula, nomeada e exposta de forma que a criança sempre a veja. Ao final do ano letivo, abra a caixa e compare as mais recentes atividades com as do início do ano. A intenção da dinâmica é mostrá-los suas evoluções, fazendo com que os pequenos enxerguem seu crescimento na escola.
- Dinâmica do Interrogatório
Essa dinâmica possibilita a integração da turma e o desenvolvimento da capacidade de elaborar perguntas e respostas.
Desse modo, todos os alunos serão “interrogados” pelos colegas de classe e suas respostas às questões não podem conter as palavras: sim, não e porque.
Cada aluno poderá fazer uma pergunta, buscando com que o interrogado fale as palavras proibidas. Caso o interrogado fale “sim, não ou porque”, pode pagar algum tipo de prenda e dar lugar ao próximo.