É muito importante trabalhar a identidade de nossas crianças tanto na Educação Infantil quanto nos anos iniciais da Alfabetização. Os alunos costumam apresentar diferentes dificuldades de aprendizagem na aquisição da autonomia e da identificação do “Eu”. A identidade é um processo contínuo e quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo. Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos. Sem isso, nos sentimos pouco importantes e deixamos de realizar todo o nosso potencial…
É muito importante promover experiências em que as crianças possam refletir e ampliar o conhecimento sobre “o eu, o outro e o nós”, comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos, demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive, manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida, relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade e dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Atividade embasada nos seguintes campos da BNCC para a Educação Infantil:
O eu, o outro e o nós
(EI02EO04) – Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI03EO04) – Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI01EO05) – Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
(EI02EO05) – Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
(EI03EO05) – Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
(EI02EF01) – Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI03EF01) – Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Por isso elaboramos uma sugestão de atividade muito interessante e que está de acordo com a BNCC.