Sequência Didática: Volta às Aulas – Educação Infantil

O que são Sequências Didáticas?

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. São estratégias educacionais que buscam ajudar os alunos a resolverem uma ou mais dificuldades reais sobre um tema específico. Seu resultado vem a partir da construção e acumulação de conhecimento sobre o assunto em questão, obtido por meio do planejamento e execução, ao longo de um período de tempo. Além disso, são organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

Essa estratégia também conversa com os princípios da BNCC sobre a progressão do conhecimento, a partir de proposição de atividades diversificadas e que tornem-se cada vez mais desafiadoras e complexas.

Qual o diferencial de trabalhar com Sequência Didática?

O diferencial da sequência didática enquanto estratégia de melhoria do aprendizado dos estudantes é que as atividades são elaboradas e desenvolvidas seguindo uma lógica sequencial de compartilhamento e evolução do conhecimento.

Com essa estratégia, os professores esperam dar mais sentido ao seu processo de ensino e, ao mesmo tempo, aumentar o engajamento dos alunos nas atividades pedagógicas, e, com isso, ampliar seu aprendizado.

Sequência Didática na Educação Infantil

A organização do trabalho pedagógico envolve o planejamento e a organização de tempos e espaços. A rotina pedagógica e os ambientes de aprendizagem estão diretamente ligados ao modo como as interações são tecidas e revelam um certo ‘grau’ de autonomia que as crianças na Educação Infantil têm para escolherem materiais e estabelecerem relações ente si e com os adultos- referência (família / escola). Tendo em vista a diversidade de interesses das crianças e a natureza do desenvolvimento e da aprendizagem na primeira infância, a sequência didática dessa etapa da Educação deve estar atrelada ao projeto político-pedagógico da instituição e subsidiada, intencionalmente, pelos pressupostos que embasam a prática do(a) professor(a).

A organização das atividades da sequência deve atender aos interesses, necessidades e peculiaridades dos grupos, em consonância com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na primeira infância. A proposta deve ser significativa e funcional, ou seja, apresentar intencionalidade educativa e ser exequível, promovendo atividades motivadoras, favoráveis à aprendizagem.

Qual deve ser a estrutura de uma Sequência Didática para a Educação Infantil?

Não há um modelo único, um padrão. As sequências são compostas por elementos que explicitam a intencionalidade educativa do(a) professor(a) em uma série de atividades que estão articuladas à temática e combinadas entre si. Essas atividades precisam favorecer o desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima, favorecendo um conceito positivo sobre si e contribuir para o permanente movimento de aprender a aprender.

Quanto tempo deve durar uma Sequência Didática?

A quantidade de atividades propostas em cada sequência didática podem variar de acordo com os objetivos e as demandas do contexto. Desse modo, o trabalho com uma sequência didática pode perdurar uma semana, ou um mês, ou um bimestre, a depender das especificidades de cada contexto. Além disso, o trabalho com determinada temática pode desencadear o planejamento de outras sequências.

A finalização de cada plano e da sequência também deve ser pensado pelo(a) professor(a), tendo em vista que são importantes para que as crianças se sintam seguras e construam noções sobre a rotina de trabalho. Além disso, a sequência didática é apenas uma das estratégias educacionais existentes, mas sua utilização traz diversos benefícios para os alunos. No entanto, o professor precisa estar preparado para implantá-la corretamente. É preciso ter atenção na análise das dificuldades dos alunos sobre os temas e na definição dos objetivos, para não investir tempo em um tópico que não seja, de fato, uma necessidade.

O planejamento de cada sequência é a organização das interações e brincadeiras que estruturam a proposta. A quantidade dos materiais disponíveis, a organização dos ambientes que favoreça as interações, a formação de grupos, o trabalho individual, respeitando os interesses das crianças e as necessidades de adequação de espaços para a inclusão das crianças estão atrelados à qualidade das interações na Educação Infantil.

E, para finalizarmos, a sequência didática dá ao aluno um papel mais ativo no seu processo de aprendizagem, já que toda a dinâmica dessa estratégia é desenvolvida a partir da sua participação. Essa característica é essencial na construção da percepção da criança enquanto cidadão em formação, pois entende desde a primeira infância que tem responsabilidade com relação a sua educação e ao seu futuro.

Sequência Didática: Volta às Aulas para a Educação Infantil

Sequência Didática - Volta as aulas - Educação Infantil