No Brasil, o “Dia dos Pais” foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima.
É uma importante data para ser trabalhada na escola. O Dia dos Pais pode ser uma boa oportunidade para se trabalhar a valorização da figura paterna, bem como para refletir nas diversas configurações familiares.
Você já atentou para a composição familiar de seus alunos?
Hoje é comum crianças morarem com os tios, apenas com a mãe ou o pai, com os avós, então provavelmente encontrará pelo menos um dos alunos com uma constituição familiar diferente.
Pensando no trabalho escolar, na composição de difrentes famílias e no desenvolvimento dos alunos preparamos uma Sequência Didática sobre o Dia dos Pais para ser trabalhada nas turmas de Alfabetização, em espacial no 1º ano do Ensino Fundamental.
Você vai encontrar nesta sequência:
Texto da história Pê de Pai de Isabel Martins
Produção textual – Cartão para o papai;
Autoditado;
Desafio;
Complete a Sequência;
Caça-palavras;
Atividades para colorir;
Interpretação de Texto;
Planejamento de acordo com a BNCC.
Para a alfabetização de nossos alunos, nada melhor do que utilizar-se de dadas comemorativas como por exemplo o “Dia dos Pais” e desenvolver um trabalho através de sequência didática sobre o “Dia dos Pais”, torna o aprendizado significativo.