O que é Primavera?
A Primavera é uma das quatro estações do ano. Começa no dia 22 de setembro, no hemisfério sul, no equinócio de verão quando o dia e as noites têm a mesma duração e segue até 21 de dezembro. Durante a estação, o clima é mais ameno, em relação ao inverno.
A primavera é a estação do ano que se segue ao inverno e precede o verão e é tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre.
Como trabalhar o Projeto Primavera no Ensino Fundamental
O Projeto Primavera deve trabalhar os objetivos propostos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) integrando os conteúdos, respeitando o processo de construção do conhecimento, bem como a Linguagem oral e escrita.
Antes de entrar no tema primavera devemos conversar com as crianças sobre a importância desta estação do ano para a vida reprodutiva das plantas. Aplicar um amontoado de atividades sobre flores ou plantas não leva os alunos refletirem sobre a importância desta estação. É necessário ter objetivos claros sobre o tema antes de iniciá-lo.
Separar os materiais que serão utilizados na aula com antecedência. Observar as capacidades e necessidades de cada criança. Fazer uma avaliação prévia dos conhecimentos da turma em relação aos conteúdos a serem aprendidos são ações que devem ser pensadas e postas em prática antes do inicio do tema Primavera.
Os objetivos listados na BNCC são gerais para o Projeto, mas em cada componente muitos outros objetivos se apresentam. Você deve levar em consideração na hora do seu planejamentos quais “códigos” deseja acrescentar, pois há diferentes possibilidades em uma mesma atividade conforme o enfoque dado na sua concretização.
Sugestão de atividades para trabalhar o Projeto Primavera na escola
Sugerimos que o professor (a) apresente para as crianças o assunto do Projeto. Após, leve-as para um ambiente aberto, se possível com várias árvores. Deixe que observem a natureza, questione como estão as árvores, se há flores e pássaros. Comente sobre as principais características da estação. Deixe as crianças colherem folhas e flores caídas.
Outra sugestão de atividade para trabalhar no Projeto Primavera nas turmas de 1º ao 5º ano é um mural ou painel de exposições de atividades confeccionadas pelos alunos.
Outra atividade que pode ser desenvolvida nas séries iniciais: Deixe que as crianças pesquisem imagens de flores e seus nomes. Com o material que as crianças trouxerem, faça um cartaz com colunas com letras iniciais. As crianças devem colar ou desenhar em cada coluna flores que iniciem com aquela letra. Pode-se fazer uma competição entre equipes para ver qual encontra mais flores. Deixe as crianças escreverem os nomes, ajudando-as em questões de gramática.
Aproveite para fazer uma atividade de registro no caderno copiando os nomes das flores e elaborando frases para ampliar o conhecimento sobre o tema Primavera. Pode-se escolher algumas flores mais comuns para as crianças pesquisarem sobre elas (se pode-se comer, se é venenosa, quais as cores…) e assim ser discutido em outra aula.
Projeto Primavera Ensino Fundamental
Esse Projeto Primavera compreende as séries iniciais do Ensino Fundamental, podendo ser realizado em uma semana, uma quinzena ou distribua as atividades em toda a estação primaveril.
O Projeto Primavera traz situações de aprendizagem orientadas para o desenvolvimento da capacidade de ler e de escrever com propostas contextualizadas, riqueza e diversidade textual. Bem como, proposta de atividades que desenvolvem o pensamento a partir de situações – problema exploratórias e significativas para as crianças. Além de proporcionar uma formação abrangente, cuidadosamente adequada à faixa etária (correspondente do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), planejada para possibilitar descobertas importantes envolvendo as áreas das Ciências Naturais e Sociais.
O Projeto Primavera também busca favorecer o desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão e do senso estético da criança, por meio do fazer, do refletir e da apreciação de produções artísticas. Além disso, propõe atividades de vivência, percepção e reflexão musical, planejadas para despertar estimular e desenvolver o gosto pela música.