Tradicionalmente, o mês de junho é de muita festividade em todo o Brasil com as festas juninas que acontecem em todos os cantos do país. Igrejas, praças, escolas e forródromos são alguns palcos dessa celebração folclórica. são comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Nela se comemoram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João.
Assim como em outros locais, a festa junina na escola é comemorada também com danças, músicas, comidas, brincadeiras, decorações e trajes típicos. Geralmente a data já faz parte do Projeto Político e Pedagógico (PPP) das instituições de ensino e pode integrar várias disciplinas.
Projeto de Festa Junina na Escola
Sempre que possível, é importante realizar projetos em que professores de diversas disciplinas possam trabalhar em conjunto. No caso de uma festa junina na escola, Educação Física, Arte, Língua Portuguesa e História podem trabalhar de forma mais direta.
Você pode trabalhar desde as características, comidas e danças típicas até a parte religiosa da Festa.
Aproveite o Projeto Festa Junina para promover a integração de toda a comunidade escolar nos preparativos e no dia da festa.
Como culminância do Projeto, a Escola pode orgarnizar uma Festa Cultural.
Veja algumas curiosidades sobre essa Festa tão popular em nosso país:
Outra dica é mostrar para os alunos que a festa vai além da tradicional celebração com quadrilha, balões, bandeirinhas, pratos e trajes típicos. O projeto deve ter um propósito maior. Por isso, é muito importante trabalhar as origens da data em sala de aula e discutir sua presença na cultura brasileira nas mais variadas formas.
Origem da festa
A origem da festa junina é pagã e, assim, não tinha o caráter religioso que assumiu anos depois, e que continua até hoje.
Na Idade Média, no hemisfério norte, as pessoas comemoravam a chegada do verão – no mês de junho – homenageando os deuses da natureza e da fertilidade, ao mesmo tempo em que pediam uma colheita farta.
Isso acontecia porque era a altura da colheita de cereais, tal como o milho – que hoje é o ingrediente mais comum nas comidas típicas de festa junina.
As fogueiras, um símbolo característico das festas juninas atualmente, também têm origem na festa pagã, porque era costume fazer fogueiras nas celebrações.
Como a igreja não conseguia acabar com a popularidade dessa festa pagã, acabou aderindo às festas juninas atribuindo-lhes um caráter religioso.
Quem trouxe a festa junina para o Brasil foram os portugueses, no período colonial. Em Portugal, a festa junina tinha o nome de Festa Joanina – possivelmente pelo fato de acontecer em junho ou talvez por causa de São João, que é o principal santo da comemoração – motivo pelo qual as festas juninas também são chamadas de Festa de São João.
Características das festas juninas
Muitas tradições que acompanham essa comemoração representam os principais símbolos das festas juninas que incluem: as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas.
Curiosidades:
Você sabia que…?
- A festa junina é a 2ª maior festa popular brasileira.
- Desde a colonização portuguesa elas são celebradas no Brasil.
- Em Portugal, essa festividade era chamada de “Festa Joanina”.
- Os passos de dança marcados vieram da França.
- As bandeirinhas também surgem de uma prática religiosa.
- A dança de fitas veio da Península Ibérica.
- A fogueira veio da tradição pagã em comemorar o solstício de verão, no hemisfério norte.
- São João, São Pedro e Santo Antônio são os santos lembrados na festa.
- As festas juninas mais comuns são as caipiras e as que acontecem nas regiões Norte e Nordeste.