As lendas do folclore brasileiro eram usadas para inibir certos comportamentos ou para explicar a origem das coisas. Uma das lendas conhecidas é a do Boitatá.
O Boitatá, considerado protetor das florestas, é um personagem do folclore brasileiro.
A lenda do Boitatá descreve esse personagem folclórico como uma grande serpente de fogo. Ele protege os animais e as matas das pessoas que lhe fazem mal e, principalmente, que realizam queimadas nas florestas.
Origem da Lenda: a história do Boitatá
A lenda do Boitatá é de origem indígena, e a palavra Boitatá, na língua Tupi-Guarani, significa cobra (boi) de fogo (tata).
A lenda do Boitatá sofreu muitas modificações ao longo do tempo e, portanto, reúne diversas versões. Assim, dependendo da região do Brasil, o nome do personagem pode variar: Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão.
No norte e nordeste do Brasil, a imensa cobra de fogo vive nos rios, e sai no momento em que há invasores nas florestas para queimá-los. Já no sul do país, a versão que prevaleceu advém da história bíblica do Dilúvio. Nela, muitos animais morreram, e as cobras que sobreviveram tiveram como castigo o fogo. Há ainda uma versão, em que o Boitatá não é uma grande cobra, e sim um touro feroz que solta fogo pela boca.
Para trabalhar esta e outras lendas da nossa cultura, separamos uma sequência didática para trabalhar sobre o Folclore com atividades.