Entendemos por grandeza tudo aquilo que pode ser medido, contado. O volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, são alguns exemplos de grandezas.
No nosso dia-a-dia encontramos varias situações em que relacionamos duas ou mais grandezas.
Em Matemática, consideramos grandeza algo que pode ser medido. Não confunda a grandeza com o objeto em si, mas sim com a sua medida. Largura, peso, distância, velocidade, entre outros, são todas considerados grandezas.
A unidade temática Grandezas e medidas, como sustenta a própria BNCC – Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018, p. 273), é um eixo promissor para estabelecer conexões entre a matemática e outras áreas do conhecimento, de ciências (densidade, grandezas e escalas do Sistema Solar, energia elétrica etc.) a geografia (coordenadas geográficas, densidade demográfica, escalas de mapas e guias etc.), além de consolidar a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento algébrico.
Nas séries iniciais, trabalhar Medidas e Grandezas é de suma importância para o dia-a-dia do estudante. É nessa vida moderna que vem a necessidade de saber compreender o tamanho e o valor de cada objeto.
Quando o professor inicia uma aula e aborda o tema Grandezas e Medidas, logo o estudante associa-o ao seu cotidiano; a vida dele é uma constante medida. Cada objeto em sua casa tem um tamanho e/ou mede alguns centímetros.
Essa importância é caracterizada por ser um conteúdo vinculado ao cotidiano do estudante, de relevância no mundo em que vivemos. Muitas atividades cotidianas das crianças envolvem medidas, como por exemplo, tamanhos dos objetos, pesos, volumes, temperatura diferente e outras.
O educador deve ter claro que ao longo do Ensino Fundamental, bem como da Educação Infantil, as atividades propostas devem propiciar a compreensão do processo de medição. É na Educação Infantil que as crianças aprendem que medir significa comparar grandezas.
Sugestões de Atividades:
- Leve para a sala de aula brinquedos de diferentes tamanhos (carrinhos, bonecas, bolas, etc.). …
- Utilize também os blocos lógicos. …
- Você pode utilizar também outros objetos, como por exemplo caixas de tamanhos e cores diferentes. …
- Proponha aos alunos a atividade educativa da ficha.