Fotossíntese é um processo realizado por organismos produtores em que se observa a captura da energia solar e sua transformação em energia química.
A fotossíntese, termo que significa “síntese utilizando a luz”, é geralmente definida como o processo pelo qual um organismo consegue obter seu alimento. Esse processo é realizado graças à energia solar, que é capturada e transformada em energia química, e ocorre em tecidos ricos em cloroplastos, sendo um dos tecidos mais ativos o parênquima clorofiliano encontrado nas folhas.
Etapas da fotossíntese
Nas plantas, a fotossíntese acontece nos cloroplastos e caracteriza-se pelas diversas reações químicas observadas. Essas reações podem ser agrupadas em dois processos principais.
- Reações luminosas: ocorrem na membrana do tilacoide (sistemas de membranas internas do cloroplasto).
- Reações de fixação de carbono: ocorrem no estroma do cloroplasto (fluido denso no interior da organela).
Importância da fotossíntese
Como dito, a fotossíntese é um processo pelo qual são produzidas moléculas orgânicas, com base em água e dióxido de carbono, e que apresenta também como produto final o oxigênio, que é liberado no ambiente.
Assim, trata-se de um processo essencial para a existência da vida na Terra da maneira que a encontramos hoje, pois é por meio da fotossíntese que o oxigênio existente no planeta, essencial para a sobrevivência de grande parte dos organismos, é produzido.
Além disso, a fotossíntese também é responsável pela produção de energia para praticamente todos os seres vivos. Os organismos autotróficos fotossintetizantes são a base das cadeias alimentares tanto terrestres quanto aquáticas. A energia presente na matéria orgânica produzida por eles é transmitida aos seres heterotróficos pela cadeia alimentar.
Um resumo:
- “A fotossíntese é um processo em que a energia solar é capturada e utilizada na produção de moléculas orgânicas.
- A fotossíntese acontece nos cloroplastos.
- Clorofila e carotenoides estão arranjados nos tilacoides dos cloroplastos, em unidades chamadas de fotossistemas.
- Duas etapas podem ser observadas na fotossíntese: reações luminosas e reações de fixação de carbono.
- No final da fotossíntese, são produzidos carboidratos.
- A fotossíntese garante que oxigênio seja disponibilizado para o meio ambiente.
- Os organismos fotossintetizantes são produtores na cadeia alimentar.”