Festa Junina

A festa junina é uma das celebrações mais aguardadas no Brasil, reunindo dança, decoração, vestimenta, música e comidas típicas. Comemorada em todo o país, essas festividades têm influências diversas. No início, sua origem era pagã, ou seja, não tinha relação com o cristianismo.

As comemorações das festas juninas no Brasil, além de manterem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, também uniram elementos típicos do interior do país e de tradições sertanejas, bem como das culturas africana, indígena e europeia. Sendo assim, as comidas típicas (como a pamonha), as danças, o uso de instrumentos musicais (como a viola caipira) nas festas, etc., tudo isso reflete as tradições diversas que se juntaram, formando a festa junina brasileira.

As festas juninas como conhecemos hoje no Brasil ganharam estilo próprio e são celebradas em todo o país, mas têm destaque principalmente na região Nordeste.

Em Campina Grande, estado da Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, são cidades famosas por suas festas juninas, que reúnem muitas pessoas vindas de vários lugares do país, o que acaba contribuindo para a economia e valorização da cultura popular brasileira.

Existem grandes celebrações juninas em todo o mês de junho, se estendendo, às vezes, para julho.

A festa junina é um tema muito importante para ser trabalho nas escolas. Com um conteúdo vasto e enriquecedor.