Criar cidadãos conscientes, felizes e autônomos deve ser o objetivo de toda educação de qualidade. Assim, crianças que desenvolvem hábitos saudáveis como a leitura, uma boa alimentação, atividades físicas, higiene e um bom convívio social se tornarão bons alunos no futuro e mais conscientes de sua responsabilidade pessoal e social. Dessa forma, a instituição de ensino deve trabalhar junto com a família pensando nos objetivos e nos principais valores que devem ser trabalhados, pois cada rotina e cada criança é única.
O papel da escola é dar todo o suporte aos pais para que os bons hábitos sejam incorporados cada vez mais, e o dos pais é guiar através do exemplo. Assim, é muito importante que a família e a escola alinhem os seus objetivos educativos.
Os benefícios de uma boa educação de qualidade com certeza serão percebidos no futuro da criança. Pois, uma vez que os hábitos saudáveis se tornam automáticos, a criança consegue aplicá-los em todas as etapas da sua vida. O ideal é que ela consiga sempre entender que aquele comportamento será benéfico e prazeroso. Por exemplo, quando o hábito da leitura é incentivado e deixa de ser uma obrigação, o aluno vai cada vez mais atrás de livros do seu interesse por conta própria.
A educação em valores deve começar desde cedo, propiciando a aquisição de hábitos que irão aperfeiçoar a criança como pessoa e a tornar mais forte e segura para trilhar seu próprio caminho no futuro. Trabalhar valores como honstidade, respeito, dignidade, amor ao próximo, dedicação, entre outros é muito importante, pois os hábitos que aprendemos durante os primeiros anos de vida tanto na família quanto na escola fazem toda a diferença para o futuro.