Em 10 de março é comemorado o Dia do telefone. Essa data foi escolhida em homenagem a data em que a invenção foi patenteada pelo seu desenvolvedor Alexander Graham Bell (1847 – 1922), em 10 de março de 1876.
Neste dia, Graham Bell fez a primeira transmissão oficial de uma comunicação via telefone. De acordo com relatos históricos, a primeira frase dita através do aparelho teria sido: “Sr. Watson, venha aqui. Quero ver você”. No entanto, Graham Bell não teria conseguido desenvolver esta tecnologia sem a contribuição do italiano Antonio Meucci, responsável pela criação do telégrafo, princípio que daria origem ao telefone.
A comunicação por telefone foi uma das invenções mais importantes para o século XIX, fazendo com que as distâncias entre as pessoas encurtassem e as pessoas se comunicassem em todo mundo de maneira mais rápida.
O telefone no Brasil
No Brasil, o primeiro aparelho telefônico teria pertencido ao imperador D. Pedro II, que em 1877 tinha uma linha que ia do seu palácio em São Cristóvão, até o centro do Rio de Janeiro.
D. Pedro II participou diretamente da demonstração do aparelho em público. Segundo relatos históricos, os dois foram para um espaço aberto e, em uma distância de mais ou menos 150 metros, Graham Bell teria falado para o imperador brasileiro, por meio do telefone, o verso de Shakespeare: “to be or not to be?” (Ser ou não ser?). D. Pedro II impressionado teria respondido: “Meu Deus, isto fala!”.
O telefone moderno
Após a invenção do telefone no século XIX por Graham Bell, muita tecnologia foi desenvolvida, e hoje o telefone moderno se desdobrou em inúmeros aparelhos fixos e móveis, para facilitar e agilizar a troca de informações ao encurtar as distâncias e aproximar as pessoas.
Mais de um século depois, o telefone não só se popularizou como também passou a dividir espaço com os novos celulares smartphones. Assim, o que começou com uma ideia de aprimorar um outro instrumento de comunicação, o telégrafo, acabou revolucionando o mundo.