1º de Abril – Dia da Mentira
A origem do Dia da Mentira pode estar relacionada com a mudança da comemoração do Ano Novo ocorrida no século XVI.
Pinóquio é uma personagem de ficção cuja primeira aparição deu-se em 1883, no romance As aventuras de Pinóquio escrita por Carlo Collodi, e que desde então teve muitas adaptações. Ele é um boneco de madeira que sonha em ser um menino de verdade. A principal característica da personagem é que o nariz cresce sempre que diz uma mentira. São seus amigos Geppetto (seu criador); Grilo Falante e a Fada Azul. E tem como inimigos: o Gato e a Raposa.
Apesar de ter uma origem incerta, o Dia da Mentira tem algumas histórias que explicam de onde ele veio e o porquê de ter surgido. Uma delas conta que a brincadeira nasceu na França, lá no século 16.
Possivelmente, a origem do Dia da Mentira, pode está relacionada com as mudanças no calendário propostas no Concílio de Trento, em 1548, e implantadas pelo papa Gregório XIII em 1582.
Também é conhecido como o Dia dos Bobos, a brincadeira iniciou-se na França e dispersou-se para outros locais da Europa nos séculos seguintes. Na Inglaterra e nos EUA, por exemplo, o dia é conhecido como “April Fool’s Day” ou “All Fool’s Day”, significando algo como o “Dia dos Tolos de Abril” ou “Dia de Todos os Tolos”. Na Itália e na França é chamado respectivamente “pesce d’aprile” e “poisson d’avril”, literalmente “peixe de abril”. Na Alemanha, o 1º de abril é conhecido como Aprilschertz, e foi registrado primeiramente na Baviera em 1618. Na Galiza (Espanha) o dia é conhecido como “Dia dos Enganos”. O Dia da Mentira é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão.
No Brasil, o dia da mentira é mais recente. O primeiro veículo a adotar a brincadeira foi um periódico que se chamava “A Mentira” em Minas Gerais, que foi veiculado no dia 1 de abril de 1848, trazia como notícia o falecimento do imperador Dom Pedro, o que não havia acontecido, o informativo desmentiu a notícia apenas no dia seguinte.
Apesar de não sabemos ao certo de onde a brincadeira veio, a verdade é que a data é divertida, sendo uma oportunidade única no ano para tirarmos sarro de conhecidos sem julgamento algum.