O ensino de empreendedorismo na sala de aula tem se tornado realidade em muitas escolas, podendo ser trabalhado a partir das series iniciais do Ensino Fundamental. A explicação está no atual momento da nossa sociedade.
O planejamento do conteúdo de uma aula de empreendedorismo deve partir da ideia de transformar a realidade em que os alunos se inserem. É preciso que o professor sempre tenha uma visão realista e baseada em exemplos.
A aula também precisa ser estimulante, e para isso é possível propor projetos e atividades práticas. Veja alguns tópicos que podem ser abordados nas aulas!
- Organização financeira
- Noções sobre o mundo do trabalho
- Administração do tempo
- Habilidade de comunicação
- Trabalho em equipe
Qual a importância do empreendedorismo na escola?
O sistema atual de educação tem um foco na passagem de conteúdo para os alunos e na medição do quanto esse conteúdo foi assimilado.
A proposta da educação empreendedora é incluir atitudes e disciplinas no currículo escolar visando desenvolver habilidades como: adaptação a mudanças, autoconfiança, trabalho em equipe, planejamento, criatividade. Assim, quando chegarem ao mercado, os estudantes poderão aplicar esse conhecimento não só como empreendedores, mas também como executivos, autônomos, empregados ou servidores públicos.
A própria BNCC incentiva o ensino de empreendedorismo na escola como propulsor do desenvolvimento dessas habilidades.
O desenvolvimento dessas habilidades empreendedoras tornará os alunos mais aptos a analisar problemas complexos, propor soluções inovadoras e crescer profissionalmente, seja criando seu próprio negócio ou dentro de uma empresa. Para que haja um aprendizado significativo, é necessário que o tema seja abordado desde a fase da infância.
Dessa forma, na sua fase adulta serão profissionais preparados para conviver no ambiente atual de constante transformação devido às novas tecnologias. Essa é a importância do empreendedorismo na educação.