Dia do Trabalho – 1º de Maio
O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é feriado no Brasil desde o ano de 1925
O dia do trabalho é comemorado em 1º de maio, a data foi oficializada no Brasil em setembro de 1925, também é comemorado em Portugal, Rússia, França, entre outras nações.
É uma data mundialmente conhecida, pois se originou em razão das manifestações de trabalhadores, em meados de 1886, que buscavam melhores condições para exercerem suas profissões. O primeiro país a instituir o dia do trabalho, em seu calendário, foi a França, em 1919, diminuindo a jornada de trabalho para oito horas e proclamando o primeiro de maio como um dia especial para os trabalhadores.
Até meados do século XIX, os trabalhadores jamais pensaram em exigir seus direitos trabalhistas para seus patrões, apenas trabalhavam.
Mas, a partir de 1886, aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, para reivindicar a redução da jornada de trabalho (de 13 horas para 8 horas diárias), e nesse mesmo dia teve início uma greve geral nos Estados Unidos.
Os conflitos estadunidenses ficaram conhecidos como Revolta de Haymarket.
Três anos após as manifestações nos Estados Unidos (20 de junho de 1889, precisamente), foi convocado em Paris uma manifestação anual para reivindicação das horas de trabalho e foi programada para o dia 1º de maio, como homenagem as lutas sindicais em Chicago.
No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado.
Em 1920, a Rússia também adotou a comemoração, sendo seguida pelo restante do mundo.
No Brasil, as maiores conquistas quanto aos direitos dos trabalhadores aconteceram com o governo de Getúlio Vargas (1930-1945), quando passaram a ter sua jornada de trabalho reduzida, direito à carteira de trabalho, recebimento de férias, etc.
No Brasil é costume os governos anunciarem o aumento anual do salário mínimo no dia 1 de maio.