O Dia Mundial da Oração é uma celebração cuja data é móvel, ocorrendo na primeira sexta-feira de março, conforme foi estabelecido em 1968. Surgiu no século XIX, nos Estados Unidos e Canadá, através de um movimento que reuniu mulheres cristãs desses países, com o intuito de expandir as obras missionárias.
A comemoração desta data não é destinada apenas para uma determinada religião, mas para todas as crenças que utilizam orações como forma de interceder pela realização de obras que sejam benéficas para a humanidade. Além disso, a data é celebrada em mais de 170 países, com o principal objetivo de promover o aumento das obras missionárias, além de ajudar na troca de experiências entre cristãos e fiéis religiosos de todo o mundo.
Origem da data
O movimento teve seu início no século XX, mais precisamente em 1861, conquistando novas adeptas. O interesse principal era a defesa da mulher e de crianças, isso ajudou o movimento a ganhar força no decorrer da história. Essas primeiras missionárias apresentaram o que consideramos a visão da unidade cristã, juntaram-se unindo forças para os problemas das mulheres em todo o mundo, além de estudar as bases dos ensinamentos bíblicos.
Com o passar do tempo, cada vez mais grupos femininos de diversas denominações cristãs, como batistas, anglicanos e presbiterianos, foram estabelecendo dias para orar pelas missões de suas próprias igrejas. Também tinham como propósito de alertar para as necessidades das mulheres e crianças.
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a consciência de que o mundo sofria dos mesmos problemas, muitas associações femininas se uniram para fazer um dia especial onde se orasse por todos aqueles que necessitavam. Nascia, então, na década de 20, o Comitê do Dia Mundial da Oração, que ficou encarregado de elaborar uma liturgia específica para este dia.
O Dia Mundial da Oração no Brasil
No Brasil, o Dia Mundial da Oração começou a ser celebrado a partir de 1938 por um grupo de cristãos da Igreja Presbiteriana.