O planejamento por sequência didática consiste em sistematizar o trabalho docente na intenção de ajudar a criança a desenvolver competências e habilidades que sejam significativas para a efetivação do seu processo de aprendizagem. Numa visão de crescimento pedagógico, a orientação para emprego do termo “sequência didática” nos planejamentos de aulas dos professores torna-se um ganho, porque tem a premissa de garantir uma efetiva participação dos alunos durante as aulas ministradas pelos professores e com isto eles não perdem conteúdo.
A sequência didática é uma forma de organizar o planejamento semanal ou quinzenal da rotina dos alunos, assim como também de organizar o seu desenvolvimento a partir de conhecimentos que se ampliam empiricamente, pouco a pouco e vão se tornando grandes fontes de percepções múltiplas.
Criar uma sequência didática é programar situações e circunstâncias em que o estudante realmente construa seu conhecimento. A finalidade, portanto, é possibilitar ao aluno a construção de seu conhecimento por meio da articulação de diversas teorias didáticas, como a noção de objetivo-obstáculo a ser desvelada.
No retorno das férias escolares, é importante que o professor planeje uma sequência didática que aborde esse retorno as aulas. Nos primeiros dias de aula de retorno das férias escolares é fundamental sondar as expectativas do grupo e integrá-lo. Portanto, inicie de forma acolhedora e afetiva, assim ficará mais fácil planejar aulas onde os sentimentos estejam presentes e não só a razão.
E, pensando nisso, preparamos uma linda sequência didática com o tema “As férias acabaram – Volta às aulas” que pode ser trabalhada nas series iniciais (1º ao 3º ano) do Ensino Fundamental.
Sequência Didática: As férias acabaram – Volta as aulas