A subtração é uma das quatro operações básicas da matemática. Essa operação é essencial para o dia a dia, e é considerada inversa da adição; na subtração utilizamos o sinal “-”, que pode ser lido como “menos”.
A subtração é uma das operações matemáticas que mais utilizamos, dentro e fora das salas de aula. É uma operação natural, que está associada a muitas ideias, como retirar, separar e reduzir.
Contar o troco no mercado ou os minutos que faltam para o ônibus passar são alguns exemplos de quando fazemos contas de subtração e muitas vezes nem nos damos conta disso.
Como fazer o cálculo da subtração?
A subtração é realizada da direita para esquerda, subtraindo-se em cada ordem, o número do subtraendo do número do minuendo; o passo-a-passo é bastante parecido com o da adição. Colocamos um número sobre o outro, com os seus valores posicionais alinhados, de modo que a unidade do primeiro número fique exatamente sobre a unidade do segundo, a dezena do primeiro fique exatamente sobre a dezena do segundo, a centena do primeiro fique exatamente sobre a centena do segundo e assim por diante. A diferença é que, na subtração, o maior número deve ser colocado sobre o menor número. Caso contrário, a operação não poderá ser efetuada (considerando o conteúdo ministrado para os anos iniciais)
Calcular a subtração entre dois números é diminuir uma certa quantia de outra já existente. Por exemplo, se havia 7 maçãs na fruteira e 3 foram consumidas, a quantidade de maçãs que restam é a diferença entre 7 e 3. Utilizamos o símbolo – (lê-se: menos) entre os números para representar a subtração, por exemplo, 7 – 3 = 4 (lê-se: sete menos três igual a quatro).
Quais são os elementos da subtração?
O resultado da subtração é conhecido como resto ou diferença, e os números cuja subtração estamos calculando são, respectivamente, o minuendo e o subtraendo. Logo, no exemplo citado, o número sete é o minuendo, o número 3 é o subtrendo e o número 4 é o resto ou a diferença.